Círio 2011

Este slideshow necessita de JavaScript.

Todo fotógrafo de Belém deve ter fotos do Círio, um pouco do que eu pude aguentar lá!

Realizado em Belém do Pará há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré é uma das maiores celebrações católica do Brasil e do mundo. Reúne, anualmente, cerca de dois milhões de pessoas pelas ruas da capital do Estado.

No segundo domingo de outubro, a procissão sai da Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem fica exposta durante 15 dias. O percurso é de 3,6 quilômetros já chegou a ser percorrido em nove horas e quinze minutos, como ocorreu no ano de 2004, no mais longo Círio de toda a história.

Na procissão, a Berlinda que carrega a imagem é seguida por romeiros de Belém, do interior do Estado, de várias regiões do país e até do exterior, em todo o percurso. Por sua grandiosidade, o Círio de Belém foi registrado, em setembro de 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.

Além da procissão de domingo, o Círio agrega várias outras manifestações, como a trasladação, a romaria fluvial e diversas outras peregrinações e romarias que ocorrem.

Curiosidade: o termo “Círio” tem origem na palavra latina “cereus” (de cera), que significa vela grande de cera.

Fonte: http://www.ciriodenazare.com.br/v2.0/?action=Menu.detalhe&id=25