Como uma empresa pode fazer sucesso nas redes sociais?

Anderson Scardoelli

O diretor de novos negócios da Focusnetworks, agência de marketing digital, Rafael Kiso, deu algumas dicas para que as empresas possam alcançar sucesso (ouvir e ser ouvida) nas mídias sociais. Em participação nesta quarta-feira (16/3), no Web Expo Forum 2011, ele afirmou que é essencial ter uma padrão entre as redes.

“Ter a mesma identidade visual no Twitter, Facebook e nas outras ferramentas é importante para fazer a marca se destacar. Ter um logo diferente em cada lugar não dá o sentido de perfil oficial e faz a empresa perder força”, declarou Kiso, durante o evento realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Kiso alerta que a identidade visual deve ser a única coisa que a empresa deve manter igual no Facebook e no microblog. O diretor da Focus informou que “não é recomendado escrever a mesma coisa no Twitter no Facebook”. Ele ainda diz que as empresas devem ter um site só para divulgar seus endereços nas mídias sociais.

“É legal criar uma URL própria falando em quais redes a empresa está e qual o propósito em cada uma delas”, disse o executivo da Focusnetworks. Kiso completou o raciocínio, ao alertar que mesmo as empresas de vendas não podem entrar nas redes sociais pensando apenas em se autopromover.

“No Twitter, a empresa tem que ter no mínimo 80% de conteúdo e deixar apenas 20% para a publicidade. Não se pode fazer propaganda o tempo todo”, avalia.